Ementa

Item

Unidade Didática

Horas

1 Introdução ao projeto de reatores
- Revisão da termodinâmica. Análise dos estudos experimentais pelo método integral. Tipos de reatores ideais. Balanços gerais de massa e energia. Reator decontínuo ideal. Tempo espacial e velocidade espacial. Reator em regime permanente com agitação ou reator de mistura (CSTR). Reator em regime permanente ou reator tubular. Tempo em permanência e tempo espacial para sistemas em escoamento.
16
2 Projeto para reações simples
- Comparação dimensional de reatores: Reatores de mistura versus reatores tubulares (reações de 1ª e 2ª ordem; variação da relação entre reagentes em reações de 2ª ordem; comparações gráficas). Reatore tubulares em série e/ou paralelo. Reatores de mistura de mesma capacidade, em série. Reatores de tipos diferentes, em série: Estudo das condições ótimas de operação de um reator (custo e eficiência).
16
3 Projeto para reações múltiplas
Reações em paralelo. Análise Qualitativa sobre a distribuição do produto. Análise quantitativa sobre a distribuição do produto e da capacidade do reator.
Reações em série. Análise Qualitativa sobre a distribuição dos produtos. Análise Quantitativa. Reações irreversíveis sucessivas de ordem diferentes. Reações série-paralelo. Análise Qualitativa sobre a distribuição dos produtos. Análise Quantitativa.
12
4 Efeitos da temperatura e pressão no projeto de reatores para reações simples
- Calor de reação e Temperatura constante de equilíbrio. Conversão de equilíbrio. Procedimento gráfico em um projeto. Temperatura ótima de reação: efeitos termoquímicos. Operações adiabáticas, operações não adiabáticas.
16

Conteúdo Relacionado: Bibliografia Notas de Aula